Rotarianos deixam Bangkok inspirados a combater a pobreza e a erradicar a pólio

Rotarianos e convidados terminaram a Convenção de 2012 em Bangkok cheios de energia para eliminar a pólio e combater a pobreza mundialmente.

O evento de quatro dias, que chegou ao fim nesta quarta-feira, recebeu mais de 35.000 pessoas de 181 países e áreas geográficas, e celebrou dois marcos importantíssimos na luta contra a pólio.

Os participantes puderam ver um pouco do que os espera na Convenção em Lisboa, de 23 a 26 de junho de 2013.

O presidente Kalyan Banerjee lembrou aos presentes que o que é importante em Rotary não é o que dizemos, mas sim o que somos e fazemos.

Dentro de vocês há uma força que talvez desconheçam. Vocês têm que conhecê-la para envolver a humanidade, e quando isto acontece nós alcançamos a felicidade. Eu lhes dei apenas uma fórmula, mas é o Rotary que pode ajudá-los a alcançar toda a felicidade que procuram.

Paz Através do Servir

O próximo presidente do RI, Sakuji Tanaka, falou de planos para o ano que se inicia em 1° de julho, pedindo aos rotarianos que alcancem Paz Através do Servir.

Pelo servir vemos que os problemas que parecem grandes são na realidade pequenos, e passamos a ter empatia pelos outros, nos aproximando daqueles que são diferentes de nós. Neste processo percebemos que as diferenças são irrisórias se comparadas às nossas semelhanças. Todos nós temos algo a ensinar e a aprender.

Ron D. Burton, do Rotary Club de Norman, Oklahoma, EUA, foi eleito presidente do RI para 2013-14 na manhã de quarta-feira.

É uma honra aceitar a função de presidente do Rotary International. Tenho muito orgulho de ser rotariano, pois o Rotary não é somente mais uma organização de serviços, é algo muito especial.

Falando do Plano Estratégico, Burton enfatizou que os melhores anos de Rotary ainda estão por vir.

O Plano é uma forma de olharmos claramente para quem somos, onde estamos nos dirigindo e como chegaremos lá. É um lembrete poderoso de nossas metas e prioridades.

Alcance da paz

Jose Ramos-Horta, presidente da República Democrática do Timor-Leste, falou sobre o caminho tortuoso de seu país rumo à paz.

O alcance da paz é um processo que pode ser longo ou muito longo, cuja sustentabilidade depende do enfoque nos direitos humanos e na consideração ao bem-estar comunitário, emoções, frustrações e sentimentos de todos.

Banerjee homenageou os clubes e distritos ganhadores do Prêmio Instrumento de Mudança, um reconhecimento ao impacto significativo que causaram em 2011-12 nas Avenidas de Serviços; e da Menção Presidencial, que presta reconhecimento a conquistas em desenvolvimento do quadro associativo e contribuições à Fundação Rotária.

Na quarta sessão plenária, o secretário-geral John Hewko destacou as cinco prioridades da Secretaria para que o Rotary esteja bem posicionado em seu segundo século. As prioridades são erradicar a pólio, implementar os planos Estratégico e Visão de Futuro, encontrar a melhor maneira de acompanhar e demonstrar o valor do serviço prestado pelos rotarianos, aumentar o quadro associativo e colocar o Rotary no ranking dos campeões em assistência humanitária e desenvolvimento do mundo.

Fonte: Rotary International

http://www.rotary4420.org.br/1112/N658

Localizar site dos clubes